O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação, o comportamento e a interação social. Quanto mais cedo os sinais forem identificados, maiores são as chances de intervenções eficazes que promovem um melhor desenvolvimento da criança. Mas, afinal, o que os pais e responsáveis devem observar?
Embora cada criança com autismo seja única, existem alguns sinais que costumam se manifestar nos primeiros anos de vida. Reconhecer esses sinais pode ser o primeiro passo para oferecer à criança o suporte necessário e, assim, promover sua qualidade de vida e autonomia.
Atenção aos marcos do desenvolvimento
Um dos primeiros pontos que os pais devem observar é o atraso ou ausência nos marcos do desenvolvimento infantil. Crianças com TEA podem apresentar atraso na fala, dificuldade em manter contato visual, pouca ou nenhuma resposta ao serem chamadas pelo nome e comportamentos repetitivos, como balançar o corpo ou bater as mãos.
Além disso, pode haver resistência a mudanças na rotina, dificuldades em brincar de faz de conta ou em compartilhar experiências com outras pessoas, como apontar para mostrar algo interessante. Esses comportamentos podem surgir de forma sutil e são, muitas vezes, percebidos por familiares antes mesmo do segundo ano de vida.
Comportamentos sociais e comunicação
Crianças no espectro costumam ter dificuldade em interações sociais. Isso pode incluir uma aparente falta de interesse por outras pessoas, dificuldade em expressar emoções ou em compreender sentimentos alheios. Em muitos casos, elas podem preferir brincar sozinhas ou demonstrar pouco interesse em interações com colegas ou familiares.
A comunicação verbal e não verbal também pode estar comprometida. Algumas crianças podem não desenvolver a fala ou usar a linguagem de forma limitada, enquanto outras falam, mas apresentam dificuldades em manter uma conversa ou compreender figuras de linguagem, ironias ou expressões faciais.
Comportamentos repetitivos e interesses restritos
Outro sinal característico do autismo são os comportamentos repetitivos e os interesses restritos. Isso pode incluir repetir movimentos, alinhar objetos obsessivamente, apegar-se a rotinas rígidas ou apresentar fascínio intenso por temas específicos, como números, mapas ou dinossauros, por exemplo.
Esses comportamentos, embora nem sempre sejam motivo de alarme, podem indicar a necessidade de uma avaliação mais detalhada, especialmente quando interferem nas atividades do dia a dia da criança ou em seu relacionamento com outras pessoas.
A importância da avaliação precoce
Identificar os sinais precocemente permite iniciar intervenções específicas que fazem diferença no desenvolvimento da criança. A avaliação neuropsicológica, realizada por profissionais especializados, ajuda a entender o perfil cognitivo, emocional e comportamental da criança, oferecendo dados essenciais para um plano terapêutico eficaz.
Além disso, abordagens como a Terapia ABA (Análise do Comportamento Aplicada) e a Psicopedagogia têm mostrado excelentes resultados no desenvolvimento de habilidades sociais, comunicativas e cognitivas em crianças com autismo. Essas terapias, quando iniciadas cedo, podem melhorar significativamente o prognóstico.
Confiança e acolhimento no processo terapêutico
É natural que pais e responsáveis sintam medo ou insegurança ao notar comportamentos diferentes em seus filhos. Por isso, é fundamental contar com uma equipe acolhedora, interdisciplinar e especializada, que compreenda a criança como um todo e ofereça um atendimento humanizado e centrado nas necessidades da família.
No Núcleo Alia, unimos psicologia, neuropsicologia, psicopedagogia e fonoaudiologia para oferecer avaliações e intervenções integradas, promovendo o desenvolvimento infantil com empatia, profissionalismo e foco em resultados.
Se você identificou alguns desses sinais no seu filho ou tem dúvidas sobre seu desenvolvimento, não hesite em buscar orientação. O diagnóstico precoce é um grande aliado na construção de uma infância mais saudável, feliz e com mais possibilidades.
