O que é
O objetivo da psicopedagogia é entender o processo que leva o ser humano a assimilar e construir o conhecimento. Ela trabalha com os processos de aprendizagem, assim como, as dificuldades e limitações inerentes, decifrando a origem da dificuldade apresentada, que pode ser social, física e mesmo emocional.
A Psicopedagogia é uma área de interface entre a Psicologia e a Pedagogia. Ela une as técnicas clínicas e o conhecimento sobre cognição humana da primeira com o domínio de processos de aprendizagem da segunda. O profissional atua identificando, tratando e prevenindo dificuldades e transtornos de aprendizagem.
Para que serve
O papel do psicopedagogo é o de identificar dificuldades, problemas e distúrbios no processo de aprendizagem. Essas fraquezas podem ser tanto de natureza emocional quanto de natureza social, física ou mental. O seu trabalho pode ter um caráter preventivo ou interventivo (avaliação, diagnóstico e intervenção). Durante o processo de diagnóstico procura compreender os motivos que levam a criança, o jovem ou até mesmo o adulto a obter resultados insuficientes ao esforço aplicado em sua busca pela aprendizagem.
Para quem é indicado
Quando minha aprendizagem não flui como deveria, é sinal que preciso encontrar um Psicopedagogo (a).
Durante toda a vida presenciamos pessoas desde a infância que demonstram uma grande dificuldade em aprender ou lidar com situações simples e corriqueiras do dia a dia. As dificuldades de aprendizagem surgem desde a infância e vão se agravando com o passar do tempo, principalmente se não houver acompanhamento adequado.
A Psicopedagogia é a especialidade com caráter preventivo e terapêutico que investiga e compreende o processo de aprendizagem e a relação que o indivíduo estabelece com a mesma, levando em consideração a interação dos aspectos biopsicossociais. Nesse sentido o psicopedagogo deve ser consultado sempre que a pessoa apresentar dificuldades de aprendizagem seja na infância, na adolescência ou na vida adulta.
Alguns sinais que podem indicar que a pessoa precisa de ajuda: Problemas de articulação da fala; Aquisição lenta de vocabulário; Falta de interesse em ouvir histórias; Dificuldade de seguir rotinas; hiperatividade; Atraso no desenvolvimento global; Dificuldade de adaptação; Inversão de letras; Sílabas ou palavras; Adição ou emissão de sons; Leitura e escrita lenta para a idade; Letra ilegível;
Desorganização geral na folha por não possuir orientação espacial; Falta de concentração; Atenção e memória; Notas baixas; Atraso na entrega de trabalhos escolares; Repetência; Desmotivação e falta de interesse nos estudos; Dificuldade de raciocínio lógico e de aprendizagem em relação aos métodos pedagógicos e no relacionamento familiar.