Medidas de avaliação de comportamentos usadas durante o período infantil e pré-escolar são capazes de identificar crianças em risco de problemas de comportamento persistente, incluindo agressão em resposta à provocação, agressão que é planejada, ou agressão dirigida aos outros em um contexto social. Além disso, medidas de comportamentos na primeira infância podem ajudar a identificar crianças mais necessitadas de intervenção, o que pode permitir que os componentes de tratamento sejam adaptados para atender às suas necessidades socioemocionais.
Estudos demonstraram que os problemas de comportamento infantil, incluindo agressão e quebra de regras, surgem desde os 2 anos de idade. A maioria das crianças naturalmente desistirá de problemas de comportamento precocemente, incluindo os agressivos, porém para algumas esses comportamentos são estáveis e persistem além dos anos pré-escolares. Entre 2 e 3 anos características importantes relacionadas ao comportamento emergem, incluindo a capacidade de empatia e consciência e comportamento compatível com regras. As intervenções implementadas antes da idade escolar, quando o comportamento é potencialmente mais maleável, são particularmente eficazes.
Então, não há motivos para esperar, não é mesmo? Quanto mais cedo, menor o risco de problemas e comportamento persistentes. Os pais podem buscar por um profissional especialista e, muitas vezes, quando a criança é muito pequena, recebem orientação para mudanças de algumas condutas dentro de casa. Dependendo da idade, a criança é avaliada e, caso necessário, inicia-se um processo de psicoterapia com a criança junto com a orientação familiar.