Neuropsicóloga

Paula Segamarchi

Psicóloga pelo Mackenzie/SP (2008), pós-graduada em Neuropsicologia pelo Hospital das Clínicas da FMUSP (2010) e Reabilitação Neuropsicológica pela mesma instituição (2013). Mestre e doutora em Distúrbios do Desenvolvimento - Mackenzie.

Oi, eu sou Paula, idealizadora do Núcleo Alia! Sou formada em Psicologia pelo Mackenzie/SP (2008), pós-graduada em Neuropsicologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (2010) e também em Reabilitação Neuropsicológica pela mesma instituição (2013), onde aprendi a avaliar e estimular/reabilitar pacientes com déficits cognitivos, o que faço com muito carinho. Conclui meu mestrado e meu doutorado com bolsa CAPES no Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento no Mackenzie/SP (2018/2023).

As minhas áreas de pesquisa são o perfil cognitivo de pessoas com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH), as habilidades preditoras de alfabetização, os déficits cognitivos decorrentes do tratamento para o câncer e o impacto da pandemia de COVID-19 na saúde mental de puérperas no Brasil. Também ofereço palestras a escolas e pais, além de cursos sobre Neuropsicologia para profissionais das áreas da saúde. Tudo isso com ética, clareza e respeito ao próximo.

Currículo:

  • Paula Racca Segamarchi
  • Neuropsicóloga – CRP 06/92254
  • Graduação em Psicologia – Universidade Presbiteriana Mackenzie – 2008
  • Formação e treinamento em Terapia Cognitivo Comportamental – Instituto de Neurociência e Comportamento de São Paulo 2008
  • Especialização em Neuropsicologia – USP 2010
  • Especialização em Reabilitação Neuropsicológica – USP 2013
  • Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento – Mackenzie – 2018
  • Doutorado em Distúrbios do Desenvolvimento – Mackenzie – 2023
  • Experiência em avaliação neuropsicológica, treino cognitivo e psicoterapia cognitivo comportamental.

Resumos publicados em congressos:

  • O impacto do exercício físico nas funções executivas de mulheres em tratamento para o câncer de mama: Proposta de estudo de intervenção;
  • Habilidades pré-alfabetização como preditoras de desempenho escolar: Proposta de um estudo longitudinal;
  • Leitura e escrita de crianças acompanhadas por fonoaudiólogas que apresentam queixas de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade;
  • Crianças com queixas de desatenção e hiperatividade: Correlações entre as respostas dos pais na escala SNAP-IV e no CBCL/6-18;
  • Inclusão escolar de aluno com transtorno do espectro autista: revisão de literatura em bases nacionais;
  • Desempenho escolar de crianças com queixas de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade;
  • Efeitos da estimulação das funções executivas em medidas de inteligência; Variabilidade de perfil cognitivo de crianças com queixas de desatenção e hiperatividade;
  • Correlação entre stress, sintomas de desatenção e hiperatividade e desempenho escolar em crianças com suspeita de TDAH;
  • Perfil cognitivo de crianças com queixa de desatenção e hiperatividade; A relação entre a percepção e a regulação de emoções com o comportamento alimentar;
  • Construção de uma escala de comportamento alimentar – ECA.
  • Artigos e capítulos de livros publicados: Associação entre e funções executivas e problemas de comportamento: uma revisão de literatura;
  • Proposta de atividades para estimulação da percepção dos sons e das rimas em crianças Moçambicanas;
  • Sintomas de estresse e presença de problemas emocionais e comportamentais em crianças com queixas de desatenção e hiperatividade;
  • Students with special educational needs: Role of health in the interface with education;
  • A influência do treinamento resistido na diminuição dos níveis de ansiedade e depressão em indivíduos adultos.

Clique aqui para visualizar o Currículo Lattes

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