Integração Sensorial

Integração Sensorial


Serviços Description

O que é?

A Integração Sensorial é um processo realizado por terapeutas ocupacionais que promove a capacidade de processar, organizar, interpretar sensações e responder de maneira apropriada ao ambiente. É o processo cujo cérebro organiza as informações com a finalidade de dar uma resposta adaptativa adequada, ou seja, estruturar as sensações do próprio corpo e do ambiente, de maneira que possibilite o uso eficiente do indivíduo no ambiente.

Para que serve?

Ela permite que os sentidos forneçam informações acerca das condições físicas do corpo e do ambiente e, portanto, possibilita ao indivíduo experimentar o corpo nas ações e nas atividades do dia-a-dia. A integração sensorial promove experiências sensoriais, auxilia na modulação da informação sensorial, organiza o processamento de respostas mais adequadas aos estímulos sensoriais e promove oportunidades para o desenvolvimento de respostas adaptativas complexas.

Para quem é indicada?

É indicada nos casos nos quais é identificada uma disfunção do processamento sensorial, que interfere diretamente no desempenho das atividades de vida diária, padrões de comportamentos repetitivos e restritos, atividades escolares, brincar, comunicação e linguagem, lazer e interação/participação social e familiar.

Fale Conosco
Fale Conosco