Fonoaudiologia

Fonoaudiologia


Serviços Description

O que é

É a ciência que trata da comunicação humana e seus transtornos, em suas formas oral e escrita, entre outras atribuições. O fonoaudiólogo trabalha também na prevenção de problemas de aprendizagem, principalmente quando é parte da equipe pedagógica das escolas de educação infantil e de ensino fundamental.

Para que serve

O papel do fonoaudiólogo é avaliar e intervir nos desvios de linguagem e aprendizagem. A linguagem é a base para a aprendizagem. Desde o nascimento estão sendo construídas as habilidades necessárias ao bom desenvolvimento da cognição e linguagem. Já na educação infantil as crianças passam por muitos aprendizados que serão importantes tanto para a alfabetização, como para a compreensão de leitura e produção de textos que ocorrerão ao longo da vida acadêmica, competências tão necessárias para que aprendam nas diversas disciplinas. No entanto, algumas crianças e adolescentes podem apresentar prejuízos que interferem no curso normal de desenvolvimento. Por ex. uma criança que não amplia o vocabulário, e mesmo não apresentando troca de sons na fala, apresenta uma alteração no nível semântico, e precisa do fonoaudiólogo, tanto para avaliá-la como para reabilitá-la.

Para quem é indicado

Crianças, adolescentes e adultos com problemas de linguagem (nos níveis fonético-fonológico, semântico, morfossintático ou pragmático); dificuldades escolares, como as decorrentes do TDAH; alterações no processamento auditivo; transtornos específicos de aprendizagem e outros transtornos que comprometem a aprendizagem. Ou seja, com crianças o papel do fonoaudiólogo é realizar avaliação e terapia das dificuldades de fala, linguagem e intervir em fatores que possam impactar negativamente o processo de alfabetização. Com alunos do ensino fundamental 1 e 2 intervir nas dificuldades de linguagem oral, leitura, escrita como dificuldade de compreensão leitora ou produção de textos, ortografia, etc. E ainda os atendimentos são indicados para os alunos do Ensino Médio que apresentem as mesmas dificuldades já citadas, muitas vezes remanescentes dos anos anteriores.

Fale Conosco
Fale Conosco