Avaliação Neuropsicológica

Avaliação Neuropsicológica


Serviços Description

O que é?

A Neuropsicologia é uma ciência que estuda as relações entre cérebro e comportamento. O profissional especialista nesta área atua no “diagnóstico, acompanhamento, tratamento e pesquisa da cognição, das emoções, da personalidade e do comportamento”, sob enfoque da relação entre estes aspectos e o funcionamento cerebral”. A avaliação neuropsicológica é o nome dado ao procedimento realizado por neuropsicólogos e que tem como objetivo investigar o funcionamento cognitivo.

Para que serve?

Para formulação de hipóteses sobre o funcionamento cognitivo, que podem auxiliar no planejamento dos programas de reabilitação e na tomada de decisões de profissionais de outras áreas. Durante o processo são avaliadas diversas funções cognitivas, como atenção, percepção, visuoconstrução, linguagem, abstração, memória, aprendizagem, funções executivas etc., que podem (ou não) indicar a presença de algum transtorno do neurodesenvolvimento.

Para quem é indicado?

Todas as pessoas! Em adultos, é indicada quando há quadro de acidente vascular cerebral, traumatismo cranioencefálico, doenças infecciosas, distúrbios do movimento, esclerose múltipla, demências, mas também quando existe a suspeita de um transtorno do neurodesenvolvimento, ou seja, algum transtorno com início no período de desenvolvimento. Já em crianças, a avaliação é indicada quando existem dúvidas sobre sua capacidade intelectual, TDAH – Transtorno Déficit de Atenção e Hiperatividade, transtornos de aprendizagem e/ou de linguagem, autismo e síndromes genéticas.

Se interessou? Quer saber mais? 

Entre em contato e consulte-nos!

Fale Conosco
Fale Conosco