A Neuropsicologia é uma disciplina científica que estuda as relações entre cérebro e comportamento (Osler, 1913). A resolução nº002/2004 do Conselho Federal de Psicologia reconheceu a Neuropsicologia como especialidade em Psicologia em março de 2004, sendo o registro profissional de especialista fornecido pelo Conselho Regional no qual o psicólogo tem sua inscrição principal (cabe à plenária do CRP a aprovação da concessão do título profissional de especialista).
De acordo com o art. 3º da resolução nº002/2004, ficou instituído que o profissional especialista nesta área atua no “diagnóstico, acompanhamento, no tratamento e pesquisa da cognição, das emoções, da personalidade e do comportamento, sob enfoque da relação entre estes aspectos e o funcionamento cerebral, utilizando-se de conhecimento teóricos angariados pelas neurociências e também pela prática clínica”, através do uso de anamnese, exames de neuroimagem (TC, RM, RMf, PET, SPECT), informações provenientes da escola (crianças/adolescentes) e instrumentos especificamente padronizados para avaliação das funções neuropsicológicas (testes).
O profissional pode atuar em instituições acadêmicas (realizando pesquisa, ensino e supervisão), instituições hospitalares, forenses, clínicas, consultórios privados e também realizando atendimentos domiciliares, fornecendo “dados objetivos e formulando hipóteses sobre o funcionamento cognitivo, atuando como auxiliar na tomada de decisões de profissionais de outras áreas, fornecendo dados que contribuam para as escolhas de tratamento medicamentoso e cirúrgico, excetuando-se as psicocirurgias, assim como em processos jurídicos nos quais esteja em questão o desempenho intelectual de indivíduos, a capacidade de julgamento e de memória”. Ele também está apto a investigar a natureza e gravidade dos sintomas cognitivos, acompanhar o curso das disfunções, avaliar efeitos de tratamento medicamentoso e cirúrgico, além de planejar programas de reabilitação, estabelecer parâmetros para “emissão de laudos com fins clínicos, jurídicos ou de perícia” e complementar o diagnóstico na área do desenvolvimento e aprendizagem.