Você já ouviu falar em Neuroplasticidade? Não? Então não pode deixar de ler.
A neuroplasticidade (ou plasticidade neuronal) é o nome que damos à capacidade do cérebro de mudar.
Há algum tempo acreditava-se que essa capacidade era limitada e que o cérebro pouco mudava depois da infância. Pensava-se que a partir de certa idade os seres humanos não poderiam criar novos neurônios. Contudo, atualmente sabemos que não é bem assim.
As últimas pesquisas mostraram que o cérebro pode ser “moldado” com atividades, que ele pode, inclusive, se regenerar através da estimulação. Por isso a importância da estimulação cognitiva, que ajuda nosso cérebro a manter atividade mental intensa, independente do passar dos anos. Sendo assim, ela é indicada a todos, independentemente de ter ou não queixa cognitiva como dificuldade de memória ou atenção.
Para pessoas com prejuízos decorrentes de traumas, sabe-se que os neurônios são capazes de se mudar e atingir áreas cerebrais adjacentes, passando a assumir a função responsável pela área lesionada. Por isso dizemos que o córtex cerebral possui a capacidade plástica. Não é demais?
Treinar ajuda a estimular, manter e também a criar conexões sinápticas que podem manter nosso cérebro em bom funcionamento, melhorando diversas capacidades como memória, velocidade de processamento mental, concentração, linguagem, habilidades de organização e planejamento, percepção espacial etc.
E você, está esperando o que para começar?