Já ouviu falar em memória operacional? Comumente prejudicada nos pacientes com TDAH, prejuízos na memória operacional afetam o arquivamento temporário de informações.
A memória operacional é uma memória que ultrapassa os limites da memória de curto prazo (duração de poucos segundos, geralmente limitada em até um minuto). Prejuízos nessa memória afetam o arquivamento temporário da informação, uma vez que é ela que permite que seja armazenada uma informação enquanto se realiza uma operação similar ou mesmo outra tarefa cognitiva simultânea, permitindo ao cérebro manter ativas as representações de informações que acabaram de sair de sua frente, como um número de telefone ou a forma do objeto que você procura. É a memória responsável pela continuidade ao lidar com o mundo e resolver problemas, sem esquecer o que estava fazendo segundos atrás.
Um exemplo desta memória é a capacidade de lembrar eventos bem recentes como, por exemplo, quando alguém nos passa um endereço pelo telefone e, assim que desligamos, anotamos no primeiro papel que encontramos. Outro exemplo é a capacidade de realizar cálculos mentais. Por exemplo, se alguém pedir que você multiplique 7 por 58 sem usar lápis e papel você deverá, inicialmente, manter os números na memória operacional e então, na sequência fazer 7 por 8 e depois 7 por 5. Desta forma, é preciso armazenar as informações (os números 7 e o 58) e, ao mesmo tempo, processar outras informações (no caso a multiplicação). Sem a memória operacional realizar essa operação matemática não seria possível.
Na capacidade de leitura, conversação e planejamento a memória operacional também se faz necessária, assim como em tantas outras tarefas diárias. Ela está relacionada à capacidade de concentração e é essencial para o aprendizado, sendo que seu prejuízo está relacionado a dificuldades atencionais e escolares.
Prejuízos na memória operacional são comuns nas pessoas que tem TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade). A notícia boa é que através de treino essa habilidade pode ser melhorada! ; )