Você já ouviu falar sobre Marcos do Desenvolvimento Infantil?
Os marcos do desenvolvimento ou do neurodesenvolvimento são referências usadas para acompanhar o desenvolvimento dos bebês, na parte da cognição, linguagem, habilidades motoras, entre outros.
Muitos pais de primeira viagem se perguntam qual é a idade esperar para que a criança comece a falar as primeiras palavras, engatinhar, andar, entre outras habilidades. Saber o que é esperado, auxilia em possíveis diagnósticos e intervenções precoces, que melhoram a qualidade de vida da criança.
Conheça, abaixo, alguns dos marcos do desenvolvimento infantil que devemos ficar atento em nossos filhos:
2 meses
• Reage a sons mais altos;
• Começa a sorrir para as pessoas;
• Produz sons borbulhantes;
• Acompanha um objeto em movimento;
• Leva as mãos à boca.
4 meses
• Mexe os olhos para qualquer direção;
• Sorri espontaneamente para as pessoas;
• Alcança brinquedos com as mãos;
• Mantém a cabeça firme, sem suporte;
• Empurra as perninhas para baixo ao colocarmos seus pés em uma superfície rígida;
• Reproduz sons com a boca.
6 meses
• Rola em duas direções;
• Reconhece familiares e começa a saber quem lhe é estranho;
• Responde ao que houve emitindo sons;
• Tenta pegar objetos ao seu alcance;
• Começa a se sentar sem apoio;
• Ri ou grita.
9 meses
• Pode ter medo de estranhos;
• Entende o “não”;
• Balbucia palavras como “mama” e “papa”;
• Pega objetos fazendo o movimento de pinça com os dedos;
• Senta-se sem suporte.
12 meses
• Fica tímido ou nervoso com estranhos;
• Chora com a ausência dos familiares;
• Tem coisas e pessoas favoritas;
• Responde a comandos simples de voz;
• Tenta reproduzir as palavras que ouve;
• Copia gestos;
• Fica de pé se apoiando em móveis;
• Pode dar alguns passos sem apoio.
18 meses
• Gosta de entregar objetos às pessoas;
• Fala palavras simples;
• Balança a cabeça para “sim” e “não”;
• Sabe para que servem os objetos mais comuns, como escova e colher;
• Aponta para partes do corpo;
• Anda sozinho.
24 meses
• Imita os outros, tanto adultos quanto crianças maiores;
• Gosta de brincar com outras crianças;
• Conhece o nome dos familiares e de alguns objetos;
• Diz pequenas frases, de duas a quatro palavras;
• Começa a aprender cores e formas;
• Consegue chutar uma bola;
• Começa a correr.
25 a 30 meses
• Começa a pular com os dois pés;
• Sobe e desce de alguns móveis, como cadeiras, sem ajuda;
• Sustenta-se na ponta dos pés;
• Puxa brinquedos, arrastando-os atrás deles, ao caminhar;
• Interage ativamente com outras crianças enquanto brinca;
• Faz rabiscos espontaneamente no papel;
• Empilha quatro blocos ou mais, em torres;
• Aprende a brincar de faz de conta.