Blog Alia

Marcos do neurodesenvolvimento Infantil

Você já ouviu falar sobre Marcos do Desenvolvimento Infantil?

Os marcos do desenvolvimento ou do neurodesenvolvimento são referências usadas para acompanhar o desenvolvimento dos bebês, na parte da cognição, linguagem, habilidades motoras, entre outros.
Muitos pais de primeira viagem se perguntam qual é a idade esperar para que a criança comece a falar as primeiras palavras, engatinhar, andar, entre outras habilidades. Saber o que é esperado, auxilia em possíveis diagnósticos e intervenções precoces, que melhoram a qualidade de vida da criança.

Conheça, abaixo, alguns dos marcos do desenvolvimento infantil que devemos ficar atento em nossos filhos:

2 meses
• Reage a sons mais altos;
• Começa a sorrir para as pessoas;
• Produz sons borbulhantes;
• Acompanha um objeto em movimento;
• Leva as mãos à boca.

4 meses
• Mexe os olhos para qualquer direção;
• Sorri espontaneamente para as pessoas;
• Alcança brinquedos com as mãos;
• Mantém a cabeça firme, sem suporte;
• Empurra as perninhas para baixo ao colocarmos seus pés em uma superfície rígida;
• Reproduz sons com a boca.

6 meses
• Rola em duas direções;
• Reconhece familiares e começa a saber quem lhe é estranho;
• Responde ao que houve emitindo sons;
• Tenta pegar objetos ao seu alcance;
• Começa a se sentar sem apoio;
• Ri ou grita.

9 meses
• Pode ter medo de estranhos;
• Entende o “não”;
• Balbucia palavras como “mama” e “papa”;
• Pega objetos fazendo o movimento de pinça com os dedos;
• Senta-se sem suporte.

12 meses
• Fica tímido ou nervoso com estranhos;
• Chora com a ausência dos familiares;
• Tem coisas e pessoas favoritas;
• Responde a comandos simples de voz;
• Tenta reproduzir as palavras que ouve;
• Copia gestos;
• Fica de pé se apoiando em móveis;
• Pode dar alguns passos sem apoio.

18 meses
• Gosta de entregar objetos às pessoas;
• Fala palavras simples;
• Balança a cabeça para “sim” e “não”;
• Sabe para que servem os objetos mais comuns, como escova e colher;
• Aponta para partes do corpo;
• Anda sozinho.

24 meses
• Imita os outros, tanto adultos quanto crianças maiores;
• Gosta de brincar com outras crianças;
• Conhece o nome dos familiares e de alguns objetos;
• Diz pequenas frases, de duas a quatro palavras;
• Começa a aprender cores e formas;
• Consegue chutar uma bola;
• Começa a correr.

25 a 30 meses
• Começa a pular com os dois pés;
• Sobe e desce de alguns móveis, como cadeiras, sem ajuda;
• Sustenta-se na ponta dos pés;
• Puxa brinquedos, arrastando-os atrás deles, ao caminhar;
• Interage ativamente com outras crianças enquanto brinca;
• Faz rabiscos espontaneamente no papel;
• Empilha quatro blocos ou mais, em torres;
• Aprende a brincar de faz de conta.

Compartilhe!

Conteúdo relacionado

TDL – Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem

Seu filho tem manias?

Seu filho procrastina muito?

Seu filho tem dificuldade ou não fala muito sobre seu dia na escola?

Autonomia se cria?

Frustração

Deixe o seu comentário!