A deficiência intelectual (DI) é um déficit no funcionamento cognitivo que afeta importantes habilidades mentais ligadas a inteligência, ou seja, o paciente com esta deficiência apresenta inteligência abaixo da média esperada do que é considerado normal. Afeta também habilidades como raciocínio logico, resolução de problemas, compreensão de ideias, principalmente abstratas como metáforas, noção de tempo e linguagens não verbais, autonomia, entre outros.
Desta forma, como identificar os sinais da deficiência intelectual? Alguns sinais precoces são: andar lentificado, dificuldade de coordenação motora e do esquema corporal, atraso na fala, carência de vocabulário, pouca iniciativa, passividade, dificuldade de interação social, na comunicação e identificação de números e letras, falta de interesse por atividades e dificuldades intuitivas para aprender e ou memorizar.
A DI pode se originar de aspectos genéticos, sendo assim, se já existe um diagnóstico na família, é importante se manter atento! Porém, ela também pode ter origem multifatorial, como: complicações perinatais, problemas durante a gravidez, uso de substâncias durante a gravidez e ou amamentação, má formação fetal e desnutrição.
Essas questões devem ser avaliadas e cuidadas por uma equipe interdisciplinar, como neurologistas, psicólogos, neuropsicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais.
Maria Luíza Viana Santos
Graduanda em Psicologia