A entrada no ensino fundamental coincide com uma mudança nas demandas ambientais, incluindo uma diminuição no apoio em comparação com a pré-escola. Nesse momento, a autorregulação é muito importante, uma vez que as habilidades de autorregulação das crianças são capazes promover a prontidão escolar.
Desta forma, conhecer as dificuldades existentes já em pré-escolares pode ser um meio útil de identificar crianças em risco para a dificuldade escolar precoce. As funções executivas (flexibilidade cognitiva, memória de trabalho e controle inibitório) são habilidades chaves que fundamentam aspectos de autorregulação no que se refere à prontidão escolar, e essas habilidades podem ser verificadas em uma avaliação neuropsicológica. Os prejuízos têm sido associados a problemas de comportamento (mas não só) e a psicoterapia, sem dúvida, pode auxiliar.
Mas, afinal, a que se refere essa habilidade, você deve estar se perguntando. Vou explicar melhor! A autorregulação é um termo amplo que se refere ao controle do comportamento e da emoção. Pode ser descrita como controle do esforço, autocontrole, regulação emocional, entre outros, e diz respeito à capacidade da criança em controlar ou direcionar processos cognitivos, emocionais e comportamentais para alcançar objetivos. O bom funcionamento da habilidade garante a manutenção de níveis apropriados de ativação emocional, motivacional e cognitiva para atingir objetivos e nós temos indícios de que é, também, uma importante habilidade para o funcionamento socioemocional adaptativo.
Referências
BLAIR, C. O desenvolvimento das funções executivas e autorregulação: um modelo psicobiológico bidirecional. In: VOHS, K .; BAUMEISTER, RF Manual de autorregulação: Pesquisa, teoria e aplicações. 3ª ed. Nova York: The Guilford Press, p. 417-439, 2016.
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