Blog Alia

Autorregulação

A entrada no ensino fundamental coincide com uma mudança nas demandas ambientais, incluindo uma diminuição no apoio em comparação com a pré-escola. Nesse momento, a autorregulação é muito importante, uma vez que as habilidades de autorregulação das crianças são capazes promover a prontidão escolar.

Desta forma, conhecer as dificuldades existentes já em pré-escolares pode ser um meio útil de identificar crianças em risco para a dificuldade escolar precoce. As funções executivas (flexibilidade cognitiva, memória de trabalho e controle inibitório) são habilidades chaves que fundamentam aspectos de autorregulação no que se refere à prontidão escolar, e essas habilidades podem ser verificadas em uma avaliação neuropsicológica. Os prejuízos têm sido associados a problemas de comportamento (mas não só) e a psicoterapia, sem dúvida, pode auxiliar.

Mas, afinal, a que se refere essa habilidade, você deve estar se perguntando. Vou explicar melhor! A autorregulação é um termo amplo que se refere ao controle do comportamento e da emoção. Pode ser descrita como controle do esforço, autocontrole, regulação emocional, entre outros, e diz respeito à capacidade da criança em controlar ou direcionar processos cognitivos, emocionais e comportamentais para alcançar objetivos. O bom funcionamento da habilidade garante a manutenção de níveis apropriados de ativação emocional, motivacional e cognitiva para atingir objetivos e nós temos indícios de que é, também, uma importante habilidade para o funcionamento socioemocional adaptativo.

 

 

Referências

BLAIR, C. O desenvolvimento das funções executivas e autorregulação: um modelo psicobiológico bidirecional. In: VOHS, K .; BAUMEISTER, RF Manual de autorregulação: Pesquisa, teoria e aplicações. 3ª ed. Nova York: The Guilford Press, p. 417-439, 2016.

HOFMANN, W .; SCHMEICHEL, B .; BADDELEY, AD Funções executivas e autorregulamentação. Tendências em ciências cognitivas. N. 16, v. 3, p. 174-80, 2012.

URSACHE, A .; BLAIR, C .; RAVER, C. A promoção da autorregulação como meio de aumentar a prontidão para a escola e o desempenho precoce de crianças em risco de fracasso escolar. Perspectivas de desenvolvimento infantil, v. 6, n. 2, pág. 122-128, 2012.

 

 

Compartilhe!

Conteúdo relacionado

TDL – Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem

Seu filho tem manias?

Seu filho procrastina muito?

Seu filho tem dificuldade ou não fala muito sobre seu dia na escola?

Autonomia se cria?

Frustração

Deixe o seu comentário!