Na pré-escola as crianças se deparam com novas demandas que exigem preparo em vários aspectos, incluindo tanto habilidades acadêmicas, quanto comportamentais. Academicamente elas precisam ser capazes de manter a atenção enquanto desempenham as tarefas exigidas pela escola, além de serem capazes de memorizar informações importantes para a aprendizagem escolar e de realizarem as atividades de forma independente. Elas também precisam estabelecer relações positivas com professores e colegas e aprender a respeitar as regras, ou seja, o início da educação formal é um momento oportuno para o desenvolvimento de diversas habilidades.
Além disso, é importante considerar, ainda, que há plasticidade no cérebro em desenvolvimento e que o potencial para adaptação é mais acentuado na infância, o que reforça a importância de que intervenções sejam realizadas precocemente. Sendo assim, a avaliação de crianças em idade pré-escolar pode contribuir para a detecção precoce de possíveis dificuldades, auxiliar no planejamento de intervenções apropriadas e também de políticas públicas, apresentando um papel fundamental do ponto de vista preventivo.
Se você tinha alguma dúvida sobre iniciar a intervenção ou pensava (como muitos pensam) que a criança “é muito pequena”, agora compreendeu que não é bem por aí, certo?
Referências
SILVA, R. S.; FLORES-MENDOZA, C.; SANTOS, M. T. THCP – Teste de Habilidades e Conhecimento Pré-Alfabetização. São Paulo: Vetor, 2013.
MOSCH, S. C.; MAX, J.; TRANEL, D. A matched lesion analysis of childhood versus adult-onset brain injury due to unilateral stroke: another perspective on neural plasticity and recovery of social functioning. Cognitive Behavioral Neurology, n. 18, v. 1, p. 5-17, 2005.