Como podemos ajudar

Navegue pelo menu abaixo para conhecer os serviços oferecidos pelo Núcleo Alia e saiba como nossas profissionais aliam experiência, profissionalismo e carinho para difundir o bem-estar!

O que é?

A Neuropsicologia é uma ciência que estuda as relações entre cérebro e comportamento. O profissional especialista nesta área atua no “diagnóstico, acompanhamento, tratamento e pesquisa da cognição, das emoções, da personalidade e do comportamento, sob enfoque da relação entre estes aspectos e o funcionamento cerebral.

Para que serve?

Durante o processo são avaliadas as seguintes funções cognitivas: atenção, percepção, visuoconstrução, linguagem, abstração, memória, aprendizagem, funções executivas etc., fornecendo informações importantes para formulação de hipóteses sobre o funcionamento cognitivo, além de dados para auxiliar no planejamento dos programas de reabilitação e na tomada de decisões de profissionais de outras áreas.

Para quem é indicado?

Todas as pessoas! Em adultos, é indicada quando há quadro de acidente vascular cerebral, traumatismo cranioencefálico, doenças infecciosas, distúrbios do movimento, esclerose múltipla, demências, etc. Já em crianças, a avaliação é indicada quando existem dúvidas sobre sua capacidade intelectual, TDAH – Transtorno Déficit de Atenção e Hiperatividade, transtornos de aprendizagem e/ou de linguagem, autismo e síndromes genéticas.

Se interessou? Quer saber mais? Entre em contato e consulte-nos!

O que é?

A Reabilitação Neuropsicológica é um processo no qual pacientes e familiares trabalham em conjunto com os profissionais, a fim de superar, reduzir, contornar, enfrentar ou conviver melhor com as dificuldades cognitivas resultantes de uma lesão cerebral ou quadro neurológico, ao aumentar as potencialidades e independência do paciente, estruturar seu ambiente domiciliar e de trabalho, facilitar a reinserção do mesmo na comunidade e mercado de trabalho e favorecer o autoconhecimento, autocrítica e metacognição.

Para que serve?

A Reabilitação Neuropsicológica visa remediar, compensar ou aliviar déficits cognitivos, além de problemas emocionais, comportamentais e motores de pacientes com lesões ou comprometimento cerebral. Tais comprometimentos podem ser classificados como inabilidades, incapacidades ou desvantagens.

Para quem é indicado?

Para pessoas com prejuízos cognitivos (inteligência, atenção, memória...) que visam diminuir os efeitos de déficits e das alterações de comportamento e melhorar seu desempenho cognitivo através das funções parcialmente preservadas, utilizando-se de estratégias compensadoras e aquisição de novas habilidades. Também é indicada para aqueles que, apesar de não apresentarem alterações, querem obter melhor desempenho em determinadas habilidades cognitivas. Ou seja, todos podem treinar!

Se interessou? Quer saber mais? Entre em contato e consulte-nos!

O que é?

O intuito da Psicoterapia é auxiliar o paciente a superar dificuldades e conseguir enfrentar as situações cotidianas sem sofrimento. É um importante instrumento de transformação e auto-conhecimento, capaz de proporcionar modificação na maneira de pensar, se comportar e sentir, trazendo melhoria na qualidade de vida do sujeito.

Para que serve?

O trabalho é destinado à pessoas que buscam maior compreensão diante de uma queixa específica ou mesmo a busca pelo autoconhecimento. É um espaço no qual o paciente poderá, junto com o psicólogo, construir possibilidades, solucionar conflitos e adquirir entendimentos de forma mais clara e nítida.

Para quem é indicado?

Pode ser realizada com adultos e adolescentes, sendo que neste último caso a participação dos pais e/ou responsáveis é fundamental no momento em que forem solicitados. É indicada a pessoas com quadros de ansiedade (pânico, TOC, fobias, stress pós-traumático...), depressão, transtornos alimentares, dificuldades de relacionamentos e também aqueles que não possuem queixa específica, mas querem obter maior auto-conhecimento.

Se interessou? Quer saber mais? Entre em contato e consulte-nos!

O que é?

Também conhecida como Ludoterapia, a Psicoterapia infantil é realizada através do brincar e do lúdico infantil, a fim de investigar conflitos e problemas e então diluir seus sintomas para assim trazer uma melhor qualidade de vida para a criança, dentro de sua própria realidade.

Para que serve?

A princípio é realizado um psicodiagnóstico, onde são investigadas as origens dos conflitos e dificuldades desencadeadas, podendo assim ser compreendido o real motivo interno da problemática. Só então é iniciado o processo de Psicoterapia, no qual serão trabalhadas as dificuldades encontradas.

Para quem é indicado?

Crianças com algum tipo de dificuldade ou conflito de origem psicológica. É importante ressaltar que no processo de Psicoterapia infantil os pais são peças-chave para a coleta de dados e participação nos encontros para orientação, a fim de juntos poderem auxiliar a criança na melhora e obter a eficiência do tratamento.

Se interessou? Quer saber mais? Entre em contato e consulte-nos!

O que é?

A Psicodidática é uma técnica desenvolvida pelas profissionais do Núcleo Alia. Trata-se de uma forma de orientação voltada tanto aos pais como responsáveis em casos de dúvida e/ou dificuldade de comportamento frente às crianças.

Para que serve?

O trabalho consiste em uma consulta onde serão oferecidas formas e técnicas bem práticas e didáticas para as dificuldades cotidianas encontradas nas relações familiares e com comportamentos “difíceis” das crianças como birras, teimosias, dificuldade para dormir ou comer, desobediência, dividir pertences, falta de limites, entre outros.

Para quem é indicado?

Pais, responsáveis ou parentes com dificuldades para entender e lidar com o comportamento de suas crianças.

Se interessou? Quer saber mais? Entre em contato e consulte-nos!

O que é?

A orientação vocacional é uma forma dinâmica e totalmente ativa por parte do jovem/adulto junto ao psicólogo que proporciona ferramentas diversas para a escolha profissional, buscando entender os conflitos frente à profissão, levando em consideração a personalidade, interesses, habilidades pessoais e mercado de trabalho de forma consciente e responsável.

Para que serve?

A orientação vocacional pode ser de forma individual ou coletiva (grupo) com uma média de 12 encontros. Lembrando que cada sujeito é único, como também o processo de busca ao encontro da carreira profissional desejada, sendo que a escolha final acerca da profissão cabe exclusivamente ao indivíduo que recorreu a procura do trabalho da orientação. A investigação sobre a história de vida, aptidão, dificuldades, gostos, vocações são peças-chave para todo o processo.

Para quem é indicado?

O trabalho de orientação vocacional é destinado a jovens e adultos que estão no momento de escolher a carreira profissional e também aqueles que já estão inseridos no mercado de trabalho necessitando de uma avaliação direcionada para a realização de estudos pós-graduados.

Se interessou? Quer saber mais? Entre em contato e consulte-nos!

O que é?

Os cursos e palestras oferecidos pelo Núcleo Alia abordam assuntos e temas relevantes às áreas da Psicoterapia e Neuropsicologia através de aulas expositivas, estudos de casos e aplicação de testes e pesquisas.

Para que serve?

Os cursos e palestras oferecidos pelas profissionais do Núcleo Alia têm o objetivo de difundir conhecimentos e trocar experiências, de forma a apresentar ou atualizar os participantes ao tema proposto.

Para quem é indicado?

Estudantes e profissionais das áreas da saúde (Psicologia, Fonoaudiologia, Medicina e Terapia Ocupacional) e da educação, com interesse em conhecer e se atualizar sobre temas voltados à Psicoterapia e Neuropsicologia.

Se interessou? Quer saber mais? Consulte nossos cursos!

Nossas profissionais

Paula

Paula Segamarchi

Oi, eu sou Paula, idealizadora do Núcleo Alia! Sou formada em Psicologia pelo Mackenzie/SP (2008) e pós-graduada em Neuropsicologia e também em Reabilitação Neuropsicológica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (SP), onde aprendi a avaliar e estimular/reabilitar pacientes com déficits cognitivos, o que faço com muito carinho. Conclui meu mestrado com bolsa CAPES no Programa de Pós Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento no Mackenzie/SP (2018)/, onde atualmente curso o doutorado, também com auxílio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). As minhas áreas de pesquisa são o perfil cognitivo de pessoas com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH), as habilidades preditoras de alfabetização e os déficits cognitivos decorrentes do tratamento para o câncer. Também ofereço palestras a escolas e pais, além de cursos sobre Neuropsicologia para profissionais das áreas da saúde, tudo isso com ética, clareza e respeito ao próximo.
Leia mais


Roberta

Maria Luíza Viana Santos

Oi, eu sou a Maria Luíza. Faço parte do Núcleo Alia há mais de um ano, participando das avaliações e intervenções. Quando você nos procurar, provavelmente serei o seu primeiro contato. Possuo formação em autismo pela FAFIT e capacitação em Reabilitação Neuropsicológica pelo Centro de Estudos Avançados em Psicologia. Estou fazendo formação em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo CETCC e sou graduanda em Psicologia pela Universidade Paulista. Estou sempre à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas que as famílias possam ter.
Leia mais


Paula

Yasmim Cristina Ferraz Araújo

Olá! Eu sou a Yasmim, psicóloga graduada pela Universidade Paulista, com formação em terapia comportamental e pós graduanda em intervenção ABA aplicada ao autismo e deficiência intelectual. Tenho experiência em atendimento infantil, atuo na clínica e como acompanhante terapêutica. Meu principal objetivo é melhorar a qualidade de vida dos meus pacientes e de suas famílias por meio de um atendimento de qualidade, avaliando os déficits comportamentais apresentados pelo indivíduo e trabalhando na aquisição de novos repertórios. Amo o que faço e trabalho sempre com muito carinho, dedicação e ética. Leia mais


No que acreditamos

Missão

Auxiliar pessoas de todas as idades a viverem uma vida plena utilizando a Psicoterapia e Neuropsicologia como aliadas neste processo. Disseminar e compartilhar conhecimento para melhorar as relações entre pais e filhos, professores e alunos e profissionais da saúde e seus pacientes.

Visão

Ser referência em Psicoterapia, avaliação e estimulação cognitiva, oferecendo atendimento acolhedor e de qualidade com o objetivo de otimizar as potencialidades, aumentar a independência e favorecer o autoconhecimento dos nossos pacientes.

Valores

Satisfação dos nossos pacientes e parceiros. Buscamos isso através do atendimento de qualidade, de uma relação baseada em confiança, proximidade e profissionalismo, valorização do trabalho multidisciplinar, da persistência e foco em resultados.

Fale com a gente

Inscreva-se para receber informações sobre nossos cursos e palestras !

Endereço

Rua Paulo Antônio do Nascimento, 145
Sala 114 • Portal da Colina • Sorocaba/SP

Telefone

(15) 99164-2638


Curta o Alia no Facebook!  

Siga Nos no Instagram

Alia Núcleo de Psicoterapia e Neuropsicologia 2020 ®. Todos os direitos reservados.